sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Tênis certo

Para malhar tem que ter alguns cuidados, e um deles é usar o tênis certo pois faz toda a diferença na performance, aumentando o rendimento, com menor risco de lesões. Para escolher bem, siga as dicas do personal trainer Marcos Paulo Reis.



• PRIMEIROS PASSOS Além de confortável, o tênis de corrida tem que contar com um sistema de amortecimento especial e adequado para o seu peso e o seu tipo de pisada.

• MAIOR É MELHOR Outro cuidado importante: compre seu tênis de corrida sempre meio número maior. Isso evita desconforto nos dias em que você usar meias grossas ou no caso de os seus pés incharem.

• TIPOS DE PISADA A sua pode ser 1) pronadora (se você pisa um pouco mais para dentro); 2) supinadora (se os pés sempre tocam o chão ligeiramente inclinados para fora); ou 3) neutra (a pisada considerada 'normal'). Nem sempre é possível perceber essas alterações durante uma caminhada -às vezes, a pisada muda só quando corremos. Dependendo do modelo, o tênis proporciona um formato mais ou menos anatômico para o seu tipo de pisada -a pronadora, por exemplo, exige que o tênis tenha um suporte especial, que impede que o pé 'vire para dentro'. Esse cuidado evita, a médio prazo, o desgaste das articulações.

• DOIS TESTES Você pode descobrir como é a sua pisada com a ajuda de uma máquina especial, disponível nas lojas especializadas. Se não puder contar com essa tecnologia, leve um tênis que você sempre usa e conte com o 'olho' do vendedor: sua pisada está impressa ali, mas é importante observar os pontos de desgaste em toda a sola, e não só na parte de trás (calcanhar).

• MENOS IMPACTO O amortecimento dá um upgrade no desempenho e é fundamental para proteger joelhos e calcanhares. Quem está acima do peso deve usar modelos com sistemas especiais, que reduzem ainda mais o impacto.

• LONGA VIDA Depois de correr, deixe seu tênis arejar, mas atenção: não lave demais.

• POR DENTRO DO TÊNIS Meias com costuras malfeitas podem causar bolhas. Por isso, mesmo não sendo uma corredora profissional, vale a pena investir em meias de corrida, que aumentam o conforto e melhoram o desempenho: há modelos que favorecem a transpiração, e outros com amortecimento especial para os calcanhares.

• HORA DA TROCA O ideal é substituir seus tênis a cada 400 quilômetros. Se você corre cerca de sete quilômetros três vezes por semana, terá de trocar seu par a cada quatro meses, em média.

• DICA DO PERSONAL É difícil escolher entre tantos modelos altamente tecnológicos. Qual o melhor critério? 'Compre em lojas especializadas e prefira uma boa marca, mas nunca peça o top da linha: experimente o segundo ou o terceiro preço dessa marca. Será um ótimo tênis.'


Revista Marie Claire Nov/08

Nenhum comentário: